segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Viva e deixe viver...

Refletindo sobre morte e vida... Me peguei pensando na seguinte frase ambigua:
"Navegar é preciso... Viver não é preciso..."
Que de acordo com meu colega para a maioria dos mortais, a primeira vista, pode parecer uma tipica frase emo e suicida, mas para os conhecedores da literatura de Camões trata-se de uma frase totalmente precisa sobre a vida, visto que navegar é exato, é preciso mas viver não é exato, não é preciso. Pois viver é correr riscos, é inexato, é imprevisível e pra viver, só mesmo vivendo. Por isso agora segue um texto que achei em uma agenda minha de 4 anos atrás, que eu devo ter retirado de um dos livros do meu escritor favorito na época. Vale ler e precisar:

"É preciso correr riscos. Só entendemos direito o milagre da vida quando deixamos que o inesperado possa se manifestar.
Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes. Todos os dias procuramos fingir que não percebemos este momento, que ele não existe, que hoje é igual a ontem e será igual a amanhã. Mas, quem presta atenção, descobre o instante mágico. Ele pode estar escondido na hora em que enfiamos a chave na porta pela manhã, no silêncio logo após o jantar, nas mil e uma coisas que nos parecem iguais. Este momento existe – um momento em que toda a força das estrelas passa por nós, e nos permite fazer milagres.
A felicidade às vezes é uma bênção – mas geralmente é uma conquista. O instante mágico nos ajuda a mudar, nos empurra em busca de nossos sonhos. Vamos sofrer, vamos ter momentos difíceis, vamos enfrentar muitas desilusões – mas tudo isso é passageiro, inevitável, e terminaremos nos orgulhando das marcas que foram deixadas pelos obstáculos. No futuro, podemos olhar para trás com orgulho e fé.
Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás – porque sempre olhamos para trás – vai escutar seu coração dizendo:
'O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste tua vida'.
Pobre de quem escuta estas palavras. Porque então acreditará em milagres, mas os instantes mágicos da vida já terão passado."


¬¬
Paulo Coelho

5 comentários:

Jorge Cristiano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Cristiano disse...

O Blog tá cada vez melhor. Parabéns!

Jorge Cristiano disse...

O blog tá cada vez melhor. Parabéns!

adria disse...

obrigada! Mas teu blog q é um sucesso! http://psicosaber.wordpress.com/ =D bj

Perto de Mim disse...

Pergunta sem resposta.
Sentada no seu quarto, ela começa a perguntar:

- Qual é a cor da solidão?


Monique Targino