sábado, 4 de julho de 2009

Sublimação - Sublime Ação

Lieben und Arbeiten- Amor e Trabalho. Para Freud essas são as motivações próprias de um individuo com saúde mental. Seguindo essa linha, as pessoas normais amam e trabalham. E eu deveria estar trabalhando ou amando agora, nesse exato momento. Acho que posso fazer os dois...
Pois bem, hoje quis escrever sobre algo que tava lendo e estava relacionado com umas questões que eu andava pensando outro dia. O blog aqui já mudou de nome, já desabilitei a idéia de fazer um blog especializado em frances, porque não sou mesmo boa em línguas e decidi postar sobre minhas alucinações conscientes, por assim dizer.
E então vim falar hoje de achados freudianos , mentes criativas e da internetlização nisso tudo.E o conceito de Freud que da titulo ao post hoje é sublimação,que de acordo com o mesmo,é o modo mais adequado de lidar com os impulsos inaceitáveis pela sociedade ou mesmo pelo próprio individuo. Mas como ocorre essa tal sublimação e o que tem ela a ver com as características de um sujeito normal, ou mesmo com essa postagem no blog? Bem..O que tem a ver é a forma sobre como a criatividade está relacionada com a sublimação, que seria uma espécie de alquimia, uma transformação de uma energia especifica em uma determinada obra/criação. As pessoas criativas tem uma capacidade de transitar entre o mundo consciente e o inconsciente que a maioria de nós não tem. Assim quando mentes criativas pintam, compõem; estão colocando pra fora o que está dentro, mas não tal qual é, e sim transformando em uma beleza aceita e que possa ser admirável. As atividades criativas também têm um alto poder paliativo de acordo com os psicanalistas, pois quando escrevem ou pintam as pessoas podem aliviar conflitos internos de um modo seguro. Mas os remédios podem aliviar,no entanto nem sempre trazem cura. Exemplo disso é o caso das poetisas Sylvia Plath e Anne Sexton que tiveram um final trágico: ambas se suicidaram. Mas durante muito tempo expressaram sua depressão em seus versos e isso as mantinha vivas. Eis aqui palavras ditas por Anne Sexton:“Os meus admiradores acreditam que estou curada, mas não é verdade. Apenas virei poeta”. Porém , externar toda dor que sentiam e todo descontentamento diante da vida, não foi suficiente para tira-las do tormento..Talvez escrever, aliviasse, mas remédios não fazem efeito pra sempre.Mesmo assim pode-se dizer que a sublimação é uma defesa útil e que temos na criatividade sua melhor expressão.Desde que o mundo é mundo as pessoas utilizavam meios para expressar o que sentiam ,seja por hieróglifos,sons,gestos ou seja la o que for, sempre tentando significar as coisas.. as vezes por necessidades coletivas, muitas outras por necessidade do próprio eu. A linguagem, seja ela verbal ou não é a forma mais concreta de tornar visível o invisível. Com ela expressa-se pensamentos, sentimentos, torna o desconhecido, conhecido, exibe o oculto. Muita gente já escreveu em diário , eu mesma inclusive e isso de fato ameniza dor quando existe e promove alegria quando há de se compartilhar algo bom através de palavras,desenhos,musicas ou enfim...Também há outras formas de comunicar,ou melhor, externar o que ta interno, como tocar um instrumento musical(quando toco minha flauta-doce, ao contrário de quem escuta, me sinto tão bem..rs),pintar,modelar,artesanar...Mas atualmente há uma forma ganhando espaço no que diz respeito a criatividade como forma de sublimação.Hoje a internet ta ai e os blogs e sites de relacionamento mostram a alta produção de subjetividade humana – alias a internet como produção de subjetividade humana gerou discussões pra lá de interessantes em um congresso de psicologia que ocorreu em maio desse ano(2009). E agora penso eu: Estariam as pessoas ao escreverem em blogs, desenvolvendo sua própria criatividade? Estariam elas sublimando uma energia interna inaceitável, expondo-a ao mundo em forma de palavras? Ou seria algum tipo de síndrome de celebridade, tipo exibicionismo?Ou que outro nome teria?Estaria eu inclusa nisso tudo? E meus amigos blogueiros também?Freud explicaria se estamos ou não sublimando? Seriamos nós alquimistas de nossos próprios conteúdos ou o quê?Há muito mais coisas nas entrelinhas do que se pensa... Oras..Pensas, logo existes...

Nenhum comentário: